Exercício físico para promover saúde!

sábado, 31 de julho de 2010

Exercício Físico e Saúde Ideal

Os exercícios físicos devem ser aliados que contribuam para um estilo de vida saudável. É curioso essa relação saúde, corpo e exercício físico.

Na verdade o que definiria um corpo saudável?

Em busca de uma definição para o que é estar saudável para as pessoas, partimos do seguinte ponto de partida: a relação saúde - estética - bem estar. Há uma crescente ligação desses três pontos iniciais já que nem sempre o belo é saudável ou vive bem consigo mesmo. Muitas pessoas demonstram estar bem esteticamente, porém com problemas de saúde e que nem sempre por esse fator conseguiram alcançar esse tão procurado bem estar. A busca intensa por academias ou mesmo o crescente aumento por cirurgias plásticas vem apontando essa relação citada no inicio do texto. Em meio há tantos avanços tecnológicos acredito que essa relação vai ser muito discutida ainda e que de uma forma ou de outra, esses fatores vão sempre andar juntos em busca de uma melhor qualidade de vida tanto funcionalmente como esteticamente. Alguns pensarão simplesmente na ausência de doenças ou de sintomas desagradáveis, outros pensarão no funcionamento harmônico entre corpo e mente.

Saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte.
É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional.




Artigo indicado para leitura:

Para o devido esclarecimento, você encontrará nos próximos posts o desenvolvimento sobre os diversos conteúdos relacionados ao tema.


Referencias Bibliograficas
Carvalho  T. et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Rev Bras Med Esport _ Vol. 2, Nº 4 – Out/Dez, 1996


Pitanga, F. J. G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v.10 n. 3 p. 49-54 julho 2002.