Exercício físico para promover saúde!

domingo, 22 de agosto de 2010

Atividade Física para crianças

Em um primeiro plano a atividade física para crianças busca proporcionar uma vida saudável ao chegar a vida adulta. Vários estudos indicam que os exercícios não precisam ser rigorosos, porém se faz necessário uma regularidade, pois o melhor exercício é aquele que se pode fazer regularmente. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa, buscando sempre o lúdico. Nessa fase a prática da atividade proporciona uma diminuição em adultos com excesso de peso, apresentam uma melhor performance nos sistemas cardiovascular e osteomuscular, além de reduzirem o número de indivíduos com crise de asma e uma diminuição do sedentarismo na fase adulta.



Manter uma atividade física regular em crianças e adolescentes é responsável por grande parte do controle, redução e eliminação de varias doenças que venham a atingir o individuo adulto. Os profissionais da área ainda não deram-lhe ao assunto a devida importância,já que traria melhoria de vida tanto a criança quanto ao adulto. Ser fisicamente ativo é responsável por muito mais que estar bem fisicamente, mais é estar preparado emocionalmente e socialmente em sua rotina diária, além de proporcionar o tão procurado bem-estar.



Artigo indicado para leitura: http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v3n1/a01v03n1.pdf

Referências Bibliográficas
Alves J. G. B. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil.Rev. bras. saúde matern. infant., Recife, 3 (1): 5-6, jan. - mar., 2003


ALVES, J.G. B. Atividade física em crianças: promovendo a saúde do adulto. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. 2003, vol.3, n.1, pp. 5-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário