Exercício físico para promover saúde!

sábado, 14 de agosto de 2010

Controle da Pressão arterial com exercício físico

O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas nos sistemas corporais, os efeitos benéficos do exercício físico devem ser aproveitados no tratamento inicial do indivíduo hipertenso, visando evitar o uso ou amenizar o número de medicamentos ingeridos.
A Hipertensão Arterial é uma doença que acomete milhões de pessoas no mundo todo, e provoca danos gravíssimos ao organismo, quando nâo tratada corretamente, inclusive levando muitos indivíduos a morte ou a invalidez permanente.



Recomenda-se que indivíduos hipertensos iniciem programas de exercício físico regular, desde que submetidos a avaliação clinica prévia, com intensidade moderada, três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração, realizados com a freqüência cardíaca entre 60% e 80% da máxima ou entre 70% do consumo de oxigênio.


Artigo indicado para leitura: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922004000600008&script=sci_abstract&tlng=pt



Referências Bibliográficas
Monteiro, M. de F.;  Sobral Filho, D. C.. Exercício físico e o controle da pressão arterial. Rev Bras Med Esporte. 2004.
Ciolac, E. G.; Guimarães, G. V.. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esporte  2004, vol.10, n.4, pp. 319-324.

Um comentário: